Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Data: 25/07/2017 Hora: 00:00:00
Início de parceria de Murutinga do Sul com o Hospital de Barretos para referência de exame preventivo do colo uterino
Webline Sistemas

A vice-prefeita Neide Aparecida Beccaria Viola, a Secretaria Municipal de Saúde Ana Aparecida Dias Pedrozo e a Enfermeira Sueli Aparecida Fachini, estiveram na data de 14 de julho no Hospital de Câncer na cidade de Barretos, para uma visita técnica sob a Coordenação do Responsável do Programa de Prevenção do Câncer de Colo Útero Senhor Marcelo de Almeida.
Este encontro foi o resultado do interesse de cinco Municípios da Região dos Lagos (Andradina, Nova

Independência, Castilho, Itapura, Murutinga do Sul) da DIR II Araçatuba, que solicitaram parceria com esta Instituição Hospitalar que nos atendeu prontamente; onde estão enviando provisoriamente todos os exames Papanicolau colhidos nestes Municípios; para serem processados no moderno e avançado laboratório no pavilhão do Programa de Prevenção do Colo de Útero, uma vez que estávamos sem referência para avaliação deste procedimento desde novembro do ano passado.


Neste encontro Marcelo Almeida, apresentou todo o fluxo de atendimento neste pavilhão Hospitalar, mostrou as dependências do laboratório; bem como é realizado o processo de análise das laminas colhida nos exames Papanicolau para Prevenção do Câncer no colo útero.


O responsável do programa Marcelo explicou ainda que: “Um importante avanço que este acordo traz é se o resultado der positivo para o câncer de colo de útero, a paciente já entra imediatamente em tratamento, sem a necessidade de encaminhamentos que levam, em média, algum tempo para serem agendados. Todo o processo é agilizado e as chances de cura aumentam. O câncer de colo uterino é o único tipo de câncer 100% evitável, por isso a importância do exame preventivo, que deve ser realizado pelas mulheres”.


Alega que o exame do Papanicolau, o exame preventivo do câncer de colo de útero, ainda será realizado da maneira tradicional, mas o objetivo é que se os Municípios aqui presentes cumprirem as metas solicitadas por esta parceria, em média de um ano ele será realizado através da "Citologia em meio líquido", meio mais moderno, avançado e eficiente no diagnóstico preventivo de câncer do colo do útero.


Explica ainda Marcelo que: “A citologia em meio líquido melhora a sensibilidade do método tradicional, constituindo uma excelente ferramenta diagnóstica na identificação precoce das lesões celulares que podem levar ao câncer do colo do útero, além de que as pacientes detectadas já serão automaticamente convocadas para complementação diagnóstica no hospital e se necessário iniciar o tratamento imediatamente, sem a necessidade de entrar para fila de espera”.


Aproveitou enfim, a oportunidade para explanar em linhas gerais o que é o programa, quais os benefícios e quais são as obrigações do município para poderem aderir a ele. Ainda elogiou a presença dos quatros municípios que se propuseram a percorrer grande distância para estarem ali, mostrando comprometimento com a Saúde da Mulher de sua comunidade; dado importante para Ele.


Para a Secretária de Saúde Ana, foi algo extraordinário estar ali vendo na realidade o que ela havia visto em marquise, apresentado por Marcelo de Almeida 10 anos atrás aos gestores desta Regional. ” Agradece a recepção cordial e afetuosa deste profissional para com todos nós, aproveita a oportunidade para agradecer também aos outros gestores da CIR dos Lagos (Ilha Solteira, Mirandópolis, Lavínia, Pereira Barretos, Sud Menucci, Valparaiso, Guaraçaí e Suzanápolis) que apoiaram nesta primeira etapa vencida, bem como o Apoio Técnico do CIENSP, do Diretor Técnico da DRSII Araçatuba e sua equipe técnica. ”


Para a Vice-Prefeita Neide: “A estada em Barretos é mais uma conquista da Administração Gilson e Neide que tem a pretensão sim; de cada vez mais oferecer uma melhor qualidade nos atendimentos a Saúde da Mulher em nosso município. Gilson e Eu estaremos lá em setembro se tudo correr bem, para selar esta importante parceria com aquela Instituição Hospitalar de Barretos, que com as bênçãos de Deus realiza um lindo trabalho para salvar Vidas. ”

 

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro

Data: 25-07-2017 00:00:00