Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Data: 25/07/2017 Hora: 00:00:00
5ª Conferência Municipal de Saúde de Murutinga do Sul
Webline Sistemas

Aconteceu nesta sexta feira dia 21 de julho na Câmara Municipal de Murutinga do Sul, a 5ª Conferencia Municipal de Saúde conforme o decreto lei nº2651 datado de 20 de junho do corrente ano. Os objetivos gerais propostos para este evento foram: avaliar a situação de Saúde do Município e propor diretrizes para a formulação de Política de Saúde; impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) garantidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, na perspectiva do fortalecimento do SUS; definir diretrizes e prioridades para as Política de Saúde local com base nas garantias constitucionais de Seguridade, no marco do conceito ampliado e associado aos Direitos Humanos  e fortalecer o Controle Social;  e garantir formas da participação dos diversos setores da sociedade em todas as etapas desta Conferência.

O tema escolhido foi DEMOCRACIA EM DEFESA DO SUS: NENHUM DIREITO A MENOS que foi amplamente discutidos pelos trabalhadores de Saúde, Prestadores de Saúde e Usuários de forma paritário como exige a lei em seis grupo sendo eles: Eixo Um: Direito a Saúde, e Qualidade no Acesso; (Grupo   da Estratégia da Família e Pronto Atendimento); Eixo Dois: Participação Popular; (Grupo de Regulação);Eixo Três: Valorização de Trabalho e da Educação Permanente (Grupo de Controle de Vetores e Vigilância Epidemiológica);Eixo Quatro: Financiamento do SUS; ( Grupo de Vigilância Sanitária); Eixo Cinco:  Atenção de Qualidade; (Grupo da Saúde Bucal) e Eixo Seis:  Reformulação da Saúde Mental; (Grupo no NASF).

A mesa principal desta instancia de democracia foi composta pelo Prefeito Municipal Gilson Pimentel; Presidente da Câmara Cristiano Eleutério Soares Silva, Vice-Prefeita Neide Aparecida Beccaria Viola, Presidente do Conselho Municipal de Saúde Luiz Caris e a Secretária Municipal de Saúde Ana Aparecida Dias Pedrozo.

Em seu Pronunciamento o Prefeito Gilson Pimentel fala da crise em que o País está atravessando, mas com um posicionamento positivo afirma” em todas as fases de dificuldades financeiras em que enfrentei em meus anteriores mandatos políticos foram seguidos de fase de avanço e progresso, pois sempre tive o apoio e a credibilidade da População Murutinguense”. E completa “O compromisso assumido com a população em manter um pronto atendimento 24 horas foi cumprido, mas temos ainda muito que realizar nesta Política Pública da Saúde e conta com todos presentes nesta caminhada. Vejo aqui nesta Conferência momento importante em que as Secretarias Municipais de Saúde em conjunto com a Comunidade refletem as principais dificuldades deste setor, pois faz-se necessário planejar e planejar bem; e reforçamos que nosso Governo tem aplicado mais do que a lei exige na Saúde; sendo que no primeiro semestre do ano os gastos neste setor   atingiu o percentual de 21,21% da arrecadação total do munícipio. ”

O presidente da Câmara Cristiano Eleutério Soares Silva, comenta que a Administração poderá contar sempre com seu apoio e daquela Casa de Lei para realizar evento que envolva a Comunidade para juntos refletirem caminhos melhores para a qualidade de vida da população. “ Apesar da crise do País em que os recursos financeiros são os mais afetados e isto reflete em nosso município, não deixo de acreditar em tempos melhores e conto com a compreensão e colaboração das munícipes que me elegeram com confiança em meu trabalho político em favor das melhorias para nossa comunidade. ”

A vice-prefeita relata” sinto-me profundamente honrada em poder participar de um evento tão importante como este para as Políticas Públicas em especial a da Saúde em nosso Município. As Conferências de Saúde têm sido espaços importantes de avaliação, formulação e proposição no campo da política de saúde. É preciso avaliar e refletir, a partir da comunidade, sobre como se dá o acesso à saúde e sobre a qualidade do serviço prestado. Portanto desejo a todos um bom dia de trabalho, de reflexão e que as propostas a serem indicadas para o Plano Plurianual de nosso Governo venha de fato voltado as necessidades dos problemas aqui hoje indicados. E faremos o possível para executa-lo em sua integra durante todo o nosso mandato político. ”

O presidente Luiz Caris afirma “Sistema Único de Saúde (SUS) é uma conquista popular”. Comenta das reduções de recursos Estaduais e Federais conforme os demais membros da mesa anteriormente havia citado, mas convoca, a população para organização, planejamento e luta fatores importantes que consolidação o avanço do SUS nos últimos trinta anos. “A participação popular no SUS foi, é, e sempre será de luta e a nossa atuação nos Conselhos de Saúde e nas Conferências de Saúde que está garantida pela Lei Federal 8.142, de 1990. Temos o dever de cuidar do SUS-de Murutinga do Sul. Além disso, uma das responsabilidades dos Conselheiros de Saúde é ampliar o envolvimento de toda a população nos Espaços de Controle Social e na luta em Defesa do SUS”.

E a Secretária Municipal Ana Aparecida Dias Pedrozo finaliza o pronunciamento da mesa principal afirmando” O SUS é uma conquista do povo brasileiro e cabe a nós, usuários, trabalhadores e gestores do SUS, defendermos esta importante política social. A busca para que as pessoas estejam envolvidas é ótimo. Estar em uma grande equipe, trabalhando em união, é muito importante para a melhoria do todo. Estamos aqui também para ouvir a população e buscar ações que possa vir de encontro a solução destas demandas do povo. Por isso, manifestamos a defesa incondicional do Estado Democrático de Direito, da Saúde como direito de todos e dever do Estado, da plena liberdade de expressão e organização, das garantias de acesso e livre produção de informação e comunicação de interesse público como direitos humanos inalienáveis”.

Estiveram presente ainda neste evento várias autoridades: a Articuladora da Atenção Básica da DIR- II Araçatuba; Maristela Rodrigues Marinho, a Vereadora Maria Rosalina Beccaria Calestini,  o Vereador Adeildo de Oliveira;  o Assessor Jurídico da Câmara Municipal Bruno Dourado,  o Sargento Comandante do II da Policia Militar  Marcos Ferreira da Silva , o Soldado  Marcio de Freitas, a Secretária Municipal de Assistência Social Viviane Miranda Fortunato; da Cultura Regina Neife Jordão de Paiva; Coordenadora do CRAS Rosenea Beccari de Meneses e suas funcionárias, Diretor do Departamento do Meio Ambiente Celso Puttini,  Diretor e Vice da EMEIFS Antonieta Bim Storti Andre Marche de Oliveira, Donizete Aparecido Zani Firigato; o representante do Delegado José Antonio Jacomeli, a Coordenadora do Centro de Educação Infantil Andrea Ottoboni Nunes, Presidente do Grupo Flor da Idade Oswaldina Merizio Marcussi, representante da Igreja A Missões em Cristo Presbítera Lindomar Amorim Santella. (Fotos Rey Aro).

Agradecimento aos funcionários da Prefeitura Municipal que foram parceiros na realização deste evento. Os conselheiros de Saúde e Delegados natos que aprovaram todas as propostas apresentadas nesta Conferência. E em especial a todos trabalhadores da equipe de Saúde que mostraram que o êxito acontece naturalmente quanto conseguimos repartir o conhecimento que adquirimos e reafirmamos o comprometimento com a Saúde de nossa comunidade.

 

Galeria de Fotos da Conferência

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro

Data: 25-07-2017 00:00:00