Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
UBS de Murutinga do Sul inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite
Webline Sistemas

Comunicado: Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Murutinga do Sul espera imunizar 149 crianças na faixa etária de um a menores de cinco anos contra a poliomielite e sarampo durante a Campanha Nacional de Vacinação de 4 a 31 de agosto. As vacinas serão aplicadas na UBS II Anatalicio de Oliveira. É importante que os pais apresentem a carteirinha de vacinação dos filhos.

Neste sábado (4) e no dia 18 agosto, serão realizados o Dia D de Vacinação. A UBS II Anatalicio de Oliveira estará aberta das 8h às 17h para imunizar o público-alvo da campanha.

De acordo com a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Aline Cristina Lima Souza, a vacinação das crianças é fundamental para protegê-las das duas doenças, que podem levar à morte. “Apesar de o Brasil não registar casos de pólio há 29 anos, a vacinação é de extrema importância para manter o país livre da circulação do poliovírus”, disse. O último caso da doença foi em 1989.

Com relação ao sarampo, Aline lembra que o país enfrenta dois surtos da doença, em Roraima e Amazonas, e casos isolados identificados em outros quatro estados, entre eles, São Paulo. “A situação é preocupante. Por isso, os pais devem levar seus filhos para serem vacinados para que não tenhamos a proliferação da doença”, enfatizou.

DOENÇAS

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida de início súbito. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, pela via fecal-oral (mais frequente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores; ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções (ao falar, tossir ou espirrar).

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Os principais sinais da doença são: febre acima de 38,5 ºC, dor de cabeça, tosse, coriza, manchas vermelhas que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas e, em seguida, se espalham pelo corpo.

Ministério-da-Saúde