Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Data: 06/09/2018 Hora: 13:21:11
Comitê da Dengue e Sala de Situação em conjunto com o Departamento Municipal de Meio Ambiente – Atividades do ano de 2018
Foto:SMS - Secretaria Municipal de Saúde
Equipe do Comitê da Dengue e Sala de Situação

As reuniões acontecem mensalmente na Sala de Reuniões da Secretaria Municipal de Saúde, com a participação dos funcionários do Setor de Controle de Vetores, da Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária, representando o Governo Municipal, representante da Câmara Municipal, do Clube de Serviço Lions e dos usuários da saúde, para discutirem assuntos referente ao Combate da Dengue em nosso município.

 

Data: 26.01.18

Horário: 9 hs.

Pauta do Dia: Formulação da Sala de Situação conforme Portaria da Secretaria Estadual.  Após discussão da lei que orienta a formação desta sala, foi eleito os integrantes; informado que o indicado não tem remuneração e seriam enviados ao Senhor Prefeito fazer   a Portaria Municipal.

Dados epidemiológico das doenças: nenhum caso

Casos de denuncia de terrenos sujos: todos as denúncias deste mês foram sanadas

Proposta de Estudo: Código de Postura

 

Data: 23.02.18

Horário: 9 hs.

Pauta do Dia: Leitura da Portaria nº 6007 de 30 de janeiro de 2018, que compõe a formação da Sala de Situação; entrega do cronograma anual das reuniões mensais, apresentação do código de postura do município: discutido o artigo 40 que refere a multa de 04 UFESP, depois das visitas dos agentes de vetores e vigilância sanitária.

Dados Epidemiológico: 04 notificações de suspeita de dengue, dois negativos e dois aguardando resultado, uma suspeita de chikungunya, internado na Santa Casa de Andradina, resultado negativo.

Arrastão: realização do arrastão na zona urbana no mês de Marco/2018

Atividade de conscientização: realizada cotidianamente pelas agentes de saúde e agentes de vetores

 

Data: 23.03.18

Horário: 9 hs.

Pauta: Convite para o Sr. José Ferreira para continuação da discussão do código de postura. (Não compareceu)

Dados Epidemiológicos:  Caso de Dengue confirmado: 01

Arrastão: Resultado avaliado como positivo pela equipe de saúde

 

Data: 27.04.18

Horário: 9 hs.

Pauta: Devolutiva da equipe responsável de encontro com o procurador Jurídico da Prefeitura:  consta no código de postura mas para cobrar a multa é necessário uma lei própria para tanto. 

Limpeza da Praça: comentado por todos que está excelente (houve uma diminuição de gatos)

Queimadas na área urbana: Maryana Rossino Merizio Engenheira Ambiental comenta que é proibido a queimada nesta área; que é importante o trabalho preventivo e de orientação para não ocorrer, que precisa da colaboração de todos. Comenta também da reciclagem dos pneus que são enviados à empresa denominada – Reciclanip-São Paulo, bem como do Projeto de Óleo Usado nas Escolas do Município.

A agente comunitária Adriane comentou sobre o site Terra Cycle para reciclagem com pasta de dente.

Presença de membros do comitê: justificar falta e não esquecer de olhar o calendário.

Dados Epidemiológicos 12 notificações de Caso de Dengue: alerta total da equipe

 

Data: 25.05.18

Horário: 9 hs.

Pauta: Mudança de horário da reunião de 9 hs, para 8 hs.

Devolutiva da Engenheira Ambiental Maryana sobre queimadas na zona urbana: tomada todas as providencia cabíveis.

Busca de modelo de multa na região dos Lagos: a equipe Visa estará em reunião na DRS e solicitara aos colegas modelo possíveis de multa.

Preocupação com os terrenos públicos que precisão também ser limpos: indicação da vereadora Maria Rosalina ao Prefeito municipal

Escolha de três representante de Comitê Dengue e Sala de Situação para conversar com o Procurador Jurídico sobre a legalidade da multa para os terrenos conforme código de postura do município: Mariana, Elisvaldo e José Roberto.

Dados Epidemiológicos:  Notificação de resultado negativos para Dengue.

 

Data 27.06.2018

Horário: 8 hs.

Pauta: Apresentação de um convidado para representar os usuários da comunidade; Carlos Aparecido Jacomeli: que após exposição sobre o Comitê da Dengue e das responsabilidades de seus integrantes; o convidado aceita participar do mesmo. Será encaminhado à Prefeitura Municipal solicitação de alteração do representante dos usuários da saúde.

Retorno dos representantes do Comitê e Sala de Situação que foram buscar orientação com o Procurador Jurídico da Prefeitura sobre as multas de terrenos baldios; orientados para que a VISA possa buscar dentro de sua Legislação possibilidade desta multa.

Adelisa Profissional do IEC: comenta que um vereador fez indicação sobre limpeza de terreno este ano. Foi solicitado para vereadora Maria Rosalina verificar naquela Casa de Lei se há alguma lei sobre o assunto.

José Roberto Agente de Zoonose comenta que dois terrenos comentados na reunião anterior foram limpos só conversando com os proprietários, alerta sobre vazamento de caixa d’agua no almoxarifado e o Sr. Carlos comenta vazamento de madrugada da caixa d’agua da cidade pois enche demais, estes dois casos serão verificados.

Dados Epidemiológicos: A enfermeira Aline relata que foram realizadas 20 notificações de Dengue, sendo elas: 16 casos negativos; um caso positivo do município, outro caso de pessoa de outro município, mas notificado aqui, e duas notificações aguardando resultado.

 

Data: 27.07.2018

Horário: 8 hs.

Pauta: Leitura da Portaria nº 6080 de 04 de julho de 2018 que altera os Membros do Comitê conforme a lei Municipal nº 1324 de 02 de outubro de 2007, ficando assim constituído: Art. nº o1 -  01 representante dos Usuários de Saúde: Carlos Aparecido Jacomeli, RG nº 9.316.779-9, art. 2º esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Apresentação do novo presidente do Lions Club de Murutinga do Sul, Adeildo de Oliveira que será substituto do Sr. Jose Roberto Beccaria, portanto será enviado ofício para Prefeitura Municipal fazer esta alteração.

Devolutiva: Sr. Carlos conversou com o Luís Caris sobre vazamento na caixa d´agua central o problema do vazamento diminuiu, bem como o vazamento da caixa d’agua do almoxarifado também foi solucionado (vide foto no grupo do Comitê da Dengue e Sala de Situação)

Verificar terreno: perto do Lar dos Idosos, proprietários de São Paulo, visita no local - Mayara e Adelisa.

Avisar o senhor Ronilson para sua equipe de limpeza recolher galho na Rua João Barbosa (em frente a floricultura Kikão plantas). Gustavo e Adelisa.

Elisvaldo agente da Visa faz Leitura do modelo de multa para manter terreno baldio limpo da cidade de Nova Independência. Verificar a existência de uma lei referente a terreno sujos (além do código de postura) em nosso município na Secretaria Geral, Mariana ficou de verificar e dar devolutiva.

Dados epidemiológico: Caso da Dengue: 23 notificações; 05 aguardando resultado, 16 negativos, 01 notificação de outro município e 01 caso positivo.

 

Data: 31.08.2018

Horas: 8 hs.

Pauta: Apresentação da Portaria nº 6098 de 10 de agosto de 2018 que altera os membros do Comitê Municipal de Mobilização da Dengue, art. 1º 01- Representante do Lions Clube – Adeildo Oliveira. Art. 2º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Devolutiva da Maryana: Na Secretária Geral da Prefeitura foi afirmado que além do Código de Postura não há qualquer lei referente a multa para terrenos baldios.

Os membros do Comitê entenderam de deve-se convidar novamente o Sr. José Ferreira ou seu representante para discutir o Código de Postura e como aplicar multa nos terrenos baldio. O novo convite será realizado pela Profissional do IEC:Adelisa.

Enquanto isto foi organizado um fluxograma para encaminhamento do trabalho conscientização e prevenção da Equipe de Saúde em caso de terreno baldio sujos até chegar na necessidade de multa (ainda em discussão).

1º Levantamento do caso pela Agente Comunitária, que comunicará a enfermeira do Programa da Família e através de oficio encaminhar para equipe de Controle de Vetores.

2º A Equipe de vetores irá fazer a primeira visita e solicitar a limpeza em tempo determinado (10 dias) ao dono, em caso deste morador residir fora do município comunicar parentes responsáveis pelo terreno ou entrar em contato via telefone.

3º se no tempo determinado não for efetuado a limpeza fazer a segunda visita com a representante da VISA do Comitê, e se no prazo prolongado (10 dias) ainda não ser cumprido encaminhar via oficio à prefeitura para ser tomado as providências como determinação do Código de Postura.

Outro assunto discutido refere-se ao levantamento residências que possuem criação de galinha para ser traçado posteriormente ação de prevenção e conscientização e outras medidas que o Código de Postura possibilite.

Dados epidemiológico caso de Dengue: 19 negativos, 03 positivos, 02 casos aguardando resultado, 02 casos fora do domicilio.

 

 

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro