Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
Dados da Campanha Novembro Azul 2018 – Murutinga do Sul

Dados da Campanha Novembro Azul 2018 – Murutinga do Sul

 

 O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

No Brasil o INCA - Instituto Nacional do Câncer - estima que a cada ano surjam mais de 60 mil casos dessa neoplasia, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

Sabe-se que o câncer de próstata é o sexto tipo de câncer mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.

Exames periódicos, além do teste de PSA, auxiliam na detecção precoce da doença, o que eleva de maneira expressiva as chances de cura e redução dos riscos de mortalidade.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao Urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.                O Novembro Azul é uma Campanha desenvolvida no Brasil e teve origem em 2008. Seu objetivo é discutir a temática do câncer de próstata, abordando principalmente sua prevenção, estimulando os homens a cuidarem mais da saúde; principalmente, conscientizá-los da necessidade da realização do exame de rotina para a prevenção e detecção precoce do câncer de próstata.  A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) do Ministério da Saúde, no entanto, procura também intensificar neste período, na Atenção Básica, as atividades direcionadas à integralidade da saúde desenvolvidas com homens na faixa etária dos 20 aos 59 anos, as ações que visam a prevenção de outras doenças prevalentes na população masculina. Este ano, a Coordenação Nacional de Saúde do Homem definiu o seguinte tema para a campanha: “Novembro Azul: Homens como sujeitos do cuidado – partindo da revisão da PNAISH – Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem; e ampliando o olhar para os ciclos de vida, promoção e prevenção em saúde”. Dentro desse contexto, as atividades terão desenvolvidas com base os cinco eixos prioritários e nas diretrizes desta política: Acesso e Acolhimento, Saúde Sexual e Reprodutiva, Paternidade e Cuidado, Violências e Acidentes, e Doenças Prevalentes.

Para uma atenção mais ampliada à saúde do público masculino, as Unidades de Saúdes estarão realizando, durante todo o mês, ações com estes usuários.  Farão parte dessa programação a disponibilização de consultas com clínicos; de exames preventivos e esclarecimentos sobre a diferença entre rastreio e detecção precoce do câncer de próstata, além de vacinas e testagens rápidas para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

As atividades incluem ainda palestras educativas e de sensibilização sobre os mais diversos temas, a exemplo do pré-natal masculino, e a verificação de pressão arterial e glicemia – direcionado à busca ativa e detecção precoce de doenças crônicas e dos tipos de câncer destacados na campanha do Novembro Azul, além da distribuição de preservativos, entre outras atividades.

A administração Gilson e Neide através da Secretaria Municipal de Saúde realizou esta Campanha de Conscientização durante todo o mês de Novembro mostrando o compromisso que tem com a saúde de sua população. Inclusive o Prefeito Municipal atendeu a convocação para colher amostra de sangue para teste PSA e comentou “ Acredito que cuidar da saúde hoje para o homem é de sua suma importância; inclusive superando preconceitos e tabu. Eu não deixaria de participar das ações promovida pela Equipe de Saúde local que tem mostrado muita competência no cumprimento de metas de Promoção à Saúde, certo de que nosso município tem cobertura de 100% pela Estratégia da Família.

A Vice-Prefeita Neide Aparecida Beccaria Viola acompanhou o Prefeito Gilson Pimentel aproveitando a oportunidade ressaltou a importância de ações de prevenção como Setembro Rosa, Novembro Azul, e como elas são necessárias para melhorar a qualidade de vida da população. Afirma a Vice-Prefeita “Como participei da Campanha anterior quis estar aqui com o Prefeito para também de forma indireta participar desta Campanha de fundamental importância à saúde do homem, mostrando que estamos atentos ao trabalho realizado pela Equipe de Saúde em nosso município. ”

A Secretaria Municipal de Saúde agradece a todos que de forma direta ou indiretamente participaram e colaboram para que a Campanha Novembro Azul pudesse ser realizada, principalmente aos homens da faixa etária de 50 a 69 anos que foram convocados e compareceram na data solicitada para exame de sangue (PSA).

 

Campanha de PSA/2018 - Homens de 50 a 69anos

 

Zona Urbana   

 

Micro área

Total de Homens

Total de Homens com exame atrasado

Campanha Novembro Azul

01

70

60

41

02

54

30

12

03

47

39

26

04

60

42

29

05

62

55

38

06

57

45

29

TOTAL

350

271

175

Observação:  Índice atingido na Campanha Novembro Azul = 64, 58%

 

Zona Rural

 

Micro área

Total de Homens

Total de Homens com exames atrasado

Campanha Novembro Azul

07

67

34

34

08

24

19

08

09

40

28

18

10

28

23

15

11

28

25

13

TOTAL

187

129

88

Observação:  Índice atingido na Campanha Novembro Azul = 47,06%

 

 

 

 

Data: 21-12-2018 10:24:00